Produtividade para Home Office

by - 10:30

Aumente seu rendimento: Produtividade para Home Office


Posso afirmar com clareza que trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas nesse mundo. Ter horários flexíveis, conforto, fugir da correria e desgaste de um transito no horário de pico, essas coisas fazem parte do lado bom. E o lado ruim, qual é? A falta de foco, organização e disciplina.


Administrar o tempo, os serviços do lar, os estudos, nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes é ai que nos perdemos.

Nesse post vou dar algumas diquinhas de como conciliar tudo isso e ser muito produtivo.


1- Tenha uma rotina.

Assim como trabalhar fora, em casa também precisamos de rotina, de ter horários, senão vira bagunça. Tudo bem, se um dia ou outro você precisar fugir do seu horário normal de trabalho, afinal trabalhar em casa te possibilita isso!
Primeiramente você precisa estabelecer o que você tem para fazer, e depois monte seu horário baseando-se nisso. Por exemplo, você pode deixar a manhã livre para estudar, cuidar do lar, e a parte da tarde para trabalhar. Ou vice-versa.


2- Em qual horário sou mais produtivo(a)?

Já se fez essa pergunta? Isso é muito importante.
Muitas pessoas se sentem produtivas durante a manhã, outras durante a noite, ou até mesmo de madrugada. Monte sua rotina em cima desses horários. Mas lembre-se sempre de descansar, não é porque você tem flexibilidade de horário que vai varar a madrugada trabalhando. Isso faz mal a saúde.


3- Planejamento

Quando você tem o seu dia planejado, as coisas fluem com mais facilidade e leveza. Para isso use uma agenda, planner, ou algum caderno que sirva para essa função. No dia anterior programe o seu dia seguinte, escreva suas tarefas e horários. Deixe as tarefas mais difíceis ou que exijam mais concentração para fazer no momento em que você é mais produtivo.


4- Ambiente de trabalho
Não é porque você trabalha em casa que qualquer lugar tá bom. Tire isso da sua cabeça! É fundamental que você tenha um lugar somente para trabalhar, isso ajudará você a manter o foco. Um espacinho no quarto, um quarto que esteja sobrando e você possa transforma-lo em escritório, ou até mesmo a mesa da cozinha, desde que nela só estejam suas ferramentas de trabalho necessárias, nada de bagunça!


5- Vestimenta

Nada de trabalhar de pijamas, isso te deixará com preguiça. Use roupas confortáveis, mas que faça seu consciente entender que aquela hora é hora de trabalho e não de "descanso". Deixe seu pijama para os finais de semana nas horas de lazer, e hora de dormir!


6- Faça pausas

Fazer pausas ao longo do dia é fundamental para que sua cabeça descanse e você reorganize as ideias no seus devidos lugares. Uma técnica muito útil é a de Pomodoro. Você divide o seu tempo em "blocos" de 25 minutos, e no final desse período, você faz uma pausa de 5 minutos. A cada quatro "blocos" de 25 minutos, você faz uma pausa maior, de 30 minutos!


7- Xô distrações

Livre-se dos objetos que possam tirar sua concentração. Por exemplo, as redes sociais, ou até mesmo ver seus e-mail.
Tire uma hora no dia, somente para mexer nisso.


8- Hora para terminar

Tenha hora para encerrar seu expediente. Assim você não se cansa. Isso é tão importante quanto definir a hora de inicio do expediente.
Para muitas pessoas, aprender a separar o trabalho da vida pessoal é um grande desafio, ainda mais esse trabalhando sendo home office.




Gostou desse post, tem alguma dúvida, sugestão ou comentário?? Deixe aqui nos comentários!

Ajude o Tábata Bueno Blog a crescer, compartilhe com os amigos e nas redes sociais!

You May Also Like

0 Comentários